OS SETORES PRODUTIVOS

Quem pela primeira vez dividiu a economia em setores, foi o médico francês François Quesnay, que no ano de 1758, lançou o tratado - Tabela Econômica - mostrando que a atividade produtiva funcionava a partir de uma lógica sistêmica, com a economia nacional sendo formada por conjuntos interdependentes ( agricultura, indústria e comércio) articulados pela formação, distribuição e consumo das riquezas.

Tomando-se por base a natureza da produção e a forma de produzir, as organizações (empresas)  podem ser classificadas como integrantes de dos três setores de produção, a saber:

SETOR PRIMÁRIO:

Representa a mais antiga atividade econômica desenvolvida pela humanidade. 

Engloba as atividades dedicadas à exploração direta dos recursos da natureza, envolvendo a agricultura, a pecuária e algumas atividades de extração vegetal e mineração.

A principal característica do setor primário é o uso intensivo de mão-de-obra. 

Um mineiro, um salineiro e um pescador são trabalhadores do setor primário.

O setor primário pode ser subdividido em: extração vegetal e mineral, produção vegetal e produção animal.

SETOR SECUNDÁRIO:

É representado pelo conjunto da indústrias, onde os produtos oriundos do setor primário são transformados, visando dotá-los de características específicas para determinado uso.

O setor secundário caracteriza-se pelo uso intensivo do fator capital e pode ser subdividido de forma a agrupar algumas atividades, tais como: extração mecanizada de mineral, indústria de construção, indústria de transformação e indústria de utilidade pública.

Um pedreiro, um metalúrgico e um  estilista são trabalhadores do setor secundário.

SETOR TERCIÁRIO:

Compreende o fornecimento de serviços para as empresas e para os consumidores.

No setor terciário, estão classificados todos os serviços e todas as atividades que não têm expressão física, não produzem bens materiais ou não os modificam (produtos intangíveis).

Uma vendedora de um shopping, um contador e um advogado são trabalhadores do setor terciário.

O setor terciário pode ser subdividido em: comércio, atividades financeiras, transportes, comunicação, profissionais liberais e outros, governo e turismo, hotelarias e lazer.

 CONCLUSÃO:

Por sua própria natureza, o setor primário está presente em todas as sociedades, entretanto, quando ele ocupa papel de atividade predominante num país significa que os seus habitantes vive em um baixo estágio de desenvolvimento econômico, com uma economia limitada, existindo concentração de bens de capital.

O setor secundário encontra-se tanto nos países em fase de desenvolvimento como nos desenvolvidos.

Nas sociedades, o setor terciário pode ocupar posições extremas. 

Um país que tem o setor terciário como atividade econômica predominante, é um país desenvolvido e tem condições de ter, também, um setor primário e secundário igualmente importante.

Por outro lado, o país que tem o setor terciário sem especialização, como principal atividade econômica, é um país subdesenvolvido, pois geralmente essa ocupação profissional é resultado da migração da população rural para os centros urbanos, onde passa a subsistir do comércio ambulante, dos serviços ocasionais ou algo semelhante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÍRIO DO BLOG

Bom pra vista !

Sorrindo com o blog