Projeto de implantação da Avenida de Contorno Leste em Limoeiro do Norte

A construção da via perimetral, além de proporcionar o deslocamento adequado do transporte de carga (principalmente do pólo fruticultor), eliminando conflitos de tráfego dentro cidade e minimizando os custos de manutenção de veículos e pavimentação, será um corredor de serviços e indústrias limpas, transformando-se, conseqüentemente, num vetor de expansão da cidade.

Ao partir do princípio de que “a circulação e o transporte são os grandes dinamizadores do organismo urbano, preponderando como coordenadores das demais funções da habitação, do trabalho e do lazer e que um sistema bem organizado de vias públicas deve propiciar ligações fáceis e uma circulação ativa e fluida através de um sistema devidamente hierarquizado”, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Limoeiro do Norte, 2002, propôs o projeto em questão, enquadrado como um “projeto estratégico em área e atividades de suporte ao desenvolvimento“.


O Estudo prevê ainda os seguintes benefícios da implantação da via de contorno: Expectativas favoráveis de agentes econômicos; Ampliação de acessibilidade por transportes coletivos nas áreas periféricas do município; Diminuição dos tempos de viagens dos usuários de ônibus; Aumento da segurança e conforto dos ciclistas; Aumento da segurança a pedestres e usuários de transporte coletivo; Consolidação da infraestrutura de apoio ao desenvolvimento urbano e agroindustrial do município; Geração de empregos locais durante a obra.

Devido ao conflito no fluxo de veículos de pequeno e grande porte e pedestres dentro do centro da cidade, aumentando o risco de acidentes, causando dados à pavimentação, e, consequentemente, aumentando os gastos com manutenção, o projeto consiste na construção de uma Via de Contorno Leste ao núcleo urbano do município de Limoeiro do Norte, tendo início na rodovia CE-377, que liga a Sede a Tabuleiro do Norte, continuando seu contorno a leste a Sede do Município, conectando-se novamente a rodovia CE-377 na sua saída norte, para Quixeré.

A via terá extensão de 7,52 Km e, depois de construída, terá características de via estruturante, cuja função predominante é o desvio do tráfego de passagem da área central do Município, de média a longa distância. A pavimentação definida para a via do Contorno Leste é asfalto, sendo esta projetada com as seguintes larguras:

- Dois passeios laterais com 2,00m cada;
- Duas pistas com 7,20m cada;
- Canteiro Central com 1,00m;
- Canteiro separador de 0,50m;
- Ciclovia com 2,80m;
- Plataforma com 22,70m.

A obra visa proporcionar o deslocamento adequado do transporte de carga (principalmente do pólo fruticultor), eliminando conflitos de tráfego dentro cidade e minimizando os custos de manutenção de veículos e pavimentação, ademais, configurar-se como um corredor de serviços e indústrias limpas.

Será beneficiada diretamente toda população da zona urbana do município de Limoeiro do Norte (56.281 habitantes) e setor produtivo de fruticultura e de calcário, e indiretamente, toda a população da região do Baixo Jaguaribe. Para a execução de tal projeto, 48 terrenos serão desapropriados, sendo um, englobando 5 habitações, passível de reassentamento. 

Perspectivas de outras melhorias 

Ao longo do seu percurso serão distribuídos os seguintes equipamentos: iluminação pública, estacionamentos, caixas de coleta de lixo, abrigo de parada de ônibus, bancos e telefones públicos. Todas as vias no sentido leste-oeste deverão ter suas caixas projetadas ligando-se à Via de Contorno Leste, de modo que a expansão urbana ocorra de modo ordenado.

O traçado definido teve a preocupação de evitar qualquer interferência nas atividades das propriedades atingidas e sempre evitando os lotes produtivos e os aglomerados urbanos. O projeto também propõe que todas as vias no sentido leste-oeste devam ter suas caixas projetadas ligando-se à Via de Contorno Leste, de modo que a expansão urbana ocorra de modo ordenado.


Programa Cidades propõe que ao longo da via defina-se uma zona onde grandes equipamentos de indústria, serviços e comércios possam ser instalados, como: Espaço para Feiras e Eventos, Distrito Industrial, Indústria de Beneficiamento de Frutas, etc. Para tanto, é necessária uma pequena reformulação do Plano Diretor de Limoeiro do Norte, que tem a função de nortear o crescimento sustentável do município, para a definição de um novo zoneamento e índices urbanísticos adequados para a área diretamente afetada. 

Agronégócio será o setor mais beneficiado 

O Ceará ocupa a 3ª posição em exportação de frutas do país. 87% do abacaxi exportado é produzido no Ceará; outras frutas como castanha de caju (74%), melancia (68%) e melão (52%) também se destacam no volume de frutas brasileiras exportadas.

O agronegócio ocupa um lugar bastante significativo na economia da região do Baixo Jaguaribe. Dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará mostram que em 2007, o setor da agropecuária é responsável por 29,7% e 59,98% do PIB dos municípios de Limoeiro do Norte e no município Quixeré, respectivamente (maiores produtores da região). Grande parte dos produtores localiza-se na Chapada do Apodi, no município de Limoeiro do Norte e Quixeré, integrando um dos projetos de irrigação mais bem sucedidos do Brasil. O Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi conta com mais de 200 produtores, entre pequenos, médios e grandes.

Adicionalmente ao setor do agronegócio, deve-se considerar o impacto da atividade extrativista de calcário na região jaguaribana, principalmente no município de Quixeré. Uma vez que as cargas vindas da Chapada, ao visar ao acesso à BR 116, passam por dentro da cidade de Limoeiro do Norte, sobrecarregando sua malha viária urbana.

O crescimento do setor econômico da região remete a um aumento do fluxo de mercadorias, que, devido a uma malha viária urbana imprópria para o volume do tráfego de passagem, tende a aumentar os conflitos entre os fluxos de pedestres, ciclistas e de veículos. Além dos conflitos entre os modais, o tráfego pesado ocasiona um desgaste nas vias urbanas e, conseqüentemente, um maior gasto com manutenção de veículos e de pavimentação.

Segundo dados da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, o fluxo de veículos que passam pelo centro da cidade é de 200 veículos/dia, gerando um custo de manutenção de vias de R$ 40.000,00/mês.

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