Dezesseis municípios são finalistas no Prêmio Peteca contra trabalho infantil

" O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará divulgou a lista dos 16 municípios finalistas nas quatro categorias do Prêmio Peteca 2010. A iniciativa, que faz parte do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), objetiva premiar as melhores tarefas escolares produzidas por alunos do ensino fundamental sobre o tema trabalho infantil.

Na modalidade artes cênicas, são finalistas Aracati, Barbalha, Crato, Itatira e Sobral. Já na categoria artes visuais, a comissão julgadora escolheu como finalistas os trabalhos realizados por alunos de Banabuiú, Baturité, Camocim, Quixadá e Sobral. Na modalidade composição houve empate na 5ª colocação, deixando, assim, seis finalistas: Baturité, Camocim, Farias Brito, General Sampaio, Guaramiranga e Juazeiro do Norte. Na categoria literatura, disputam Ararendá, Barroquinha, Itatira, Palmácia e Quixadá.

Embora haja 21 trabalhos finalistas, são apenas 16 municípios que permanecem no páreo pelo prêmio porque cinco deles concorrem em duas modalidades: Itatira (artes cênicas e literatura), Quixadá (artes visuais e literatura), Sobral (artes cênicas e artes visuais), Camocim (artes visuais e composição) e Baturité (artes visuais e composição).

A apresentação dos trabalhos finalistas para uma nova comissão julgadora ocorrerá no dia 26 deste mês, a partir das 8 horas, no auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota). No final do evento, serão anunciados os vencedores de cada modalidade. Cinco municípios terão premiação extra garantida por terem alcançado maior somatório de notas (somados os pontos de todas as tarefas inscritas – uma de cada modalidade): Crato, Itatira, Palhano, Sobral e Tianguá.

As modalidades fixadas no prêmio se dividem em submodalidades: literatura (contos, histórias em quadrinhos e poesias de cordel), artes visuais (pintura ou desenho e fotomontagem), artes cênicas (esquete teatral) e composição (música e paródia).

A novidade na edição 2010 do Prêmio (a 1ª foi em 2009) é que, além dos professores orientadores e alunos vencedores, serão premiados coordenadores pedagógicos das escolas que alcançarem 1º lugar em cada modalidade e coordenadores do Peteca/MPT na Escola dos Municípios que, na 1ª fase, obtiverem as cinco maiores notas (somados pontos atribuídos a todas as modalidades) e as secretarias municipais de Educação que, na 2ª fase, tiverem cinco maiores notas (somados pontos de todas as modalidades).

Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca, a etapa estadual do Prêmio recebeu cerca de 190 trabalhos. Antes, os 95 municípios cearenses que integram o Programa selecionaram, entre milhares de tarefas, os melhores de cada modalidade para envio à coordenação estadual. “Um fato certo é que todos os municípios envolvidos estão de parabéns, pois os trabalhos recebidos para avaliação se mostraram muito bons”, destaca.

CAPACITAÇÃO – O Peteca é um programa de educação continuada desenvolvido pelo MPT, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE) e a Secretaria de Educação Básica do Estado (Seduc), voltado para a abordagem do tema trabalho infantil em sala de aula. O Programa foi lançado em outubro de 2008, com a capacitação de cerca de 80 educadores de 51 municípios, para o desenvolvimento do Peteca nas escolas durante o ano letivo de 2009. No final de 2009, mais 100 educadores foram capacitados com a adesão de outros 44 municípios."

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÍRIO DO BLOG

Bom pra vista !

Sorrindo com o blog